História


COMO SURGIU O CLUBE MONTE LÍBANO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
 

O Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto foi fundado em 30 de novembro de 1930, quando um grupo de libaneses se reuniu na residência do Sr. Yussef Jabour El Khoury, para discutir a fundação de uma entidade que congregasse os libaneses.

Então elaboraram a ata de fundação da Coligação Libanesa, que viria a dar origem a um clube com sete mil sócios proprietários, atualmente.

Na sua fundação a associação libanesa contava com os seguintes integrantes: Miguel Buchidid, Antoine Jacob, Georges Sassin, Toufic Jbaile, Dr. Khattar Saliba, Toufic Ramia, Yussef Jabour El Khoury, Toufic Melhem, Karoubim Tarabai Akel, Miguel Garib, Isac Franjié Saidali, Toufic Rahd, Yussef Eljich, Assad Abi Raad, Najib Jabour Sabbag, Jergi Younes, Boutros Yammin, Nakhle Abi Dib e Wadih Abi Samra.

Foi indicado como primeiro secretário o Sr. Miguel Buchidid e como escrivão o Sr. Wadih Abi Samra. Nessa reunião foi escolhido por unanimidade o nome "Coligação Libanesa", e ficou decidido que o Sr. Toufic Rahd redigisse o estatuto da coligação, que foi elaborado pelo advogado Dr. Philadelpho Gouveia Neto.

O valor da participação mensal era de cinqüenta cents e o valor do título da participação era duzentos cents, brasileiros ou vinte mil reis.

A segunda reunião extraordinária foi realizada no dia 12 de dezembro de 1930, na residência do Sr. Toufic Rahd, com a presença dos seguintes integrantes: Dr. Khattar Saliba, Yussef Jabour El Khoury, Jorge Basilio, Fares Kfouri, Toufic Jbaile, Karoubim Tarabai Ake.

No dia 12 de dezembro foi feita a primeira convocação para a Assembléia Geral que se realizou no dia 14 de dezembro, onde aconteceu a primeira eleição da Diretoria que regeu o destino da Coligação Libanesa, no exercício de 1931.

Essa diretoria tomou posse no dia 10 de janeiro de 1931, constituída por:
Presidente - ToufiK Rahd
Vice - Presidente - Miguel Buchidid
Tesoureiro - Yussef Jabour El Khoury
Escrivão - Wadih Abi Samra (1º sermão) e Toufic Jbaile (2º sermão)
Porta Voz - Toufic Ramia
Secretário de Trabalho - Fares Kfouri
Superiores Fiscais - Antoine Jacob, Assad Abi Raad, Antonio Sabino, Jorges Sancilio e Karoubim Tarabai Akel

A primeira reunião foi realizada no dia 10 de janeiro de 1930, na residência do Sr. Toufic Rahd, onde ficou decidido que o Dr. Philadelpho Gouveia Neto seria o presidente oficial da sessão e sua noiva, a Srta. Celeste de Almeida seria madrinha da bandeira libanesa e Josephine Khoury como madrinha da bandeira  brasileira.

O professor Dr. Washington de Barros Monteiro, mestre catedrático da faculdade de Direito da Universidade Católica de São Paulo e publicador da obra "Curso de Direito Civil" participou da maioria das atividades da coligação.

Com a diretoria recém formada, a Coligação Libanesa começou a atrair sócios.

As reuniões eram realizadas nas casas dos sócios, mas a diretoria chegou a conclusão que era necessário a entidade ter uma sede. Alugaram o casarão na rua Siqueira Campos.

Sem possuir rendas, a comunidade libanesa demonstrou sua união. A diretoria decidiu rifar um automóvel doado pelo Sr. Murchid Homsi, e a renda seria aplicada na casa que iria abrigar os sócios. Um fato inesperado ocorreu, pois, para a sorte da Coligação Libanesa, restaram apenas dez cupons dos milhares vendidos, e justamente, um deste foi o cupom sorteado. Junto com o automóvel e o dinheiro arrecadado, foi realizada a compra do imóvel.

Porém em 1937, o Presidente Getúlio Vargas, institui o Estado novo e proíbe as sociedades de estrangeiros a funcionarem. Como a diretoria da Coligação era constituída por libaneses natos, a sede foi fechada e as chaves entregue a polícia. Os imigrantes assustados com o cerco criado pelo governo Getúlio, alteraram a diretoria de Coligação, compondo-a de dois terços a partir daquele momento por brasileiros, filhos de libaneses. Desta forma deram continuidade a fundação.

Em 13 de novembro de 1955, a Coligação passa a ser denominada de Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto.

A partir da década de sessenta, o clube passou por diversas mudanças e neste período foi adquirido a área onde hoje localiza-se o clube de campo. Também, neste período foi concedido abertura a sociedade rio-pretense para a constituição de associados.

Para incentivar a mocidade da época, foi criada a Ala Moça, que teria a responsabilidade de promover bailes, festas e dar um novo visual ao clube. E neste mesmo período, começaram a investir no crescimento do clube. Para isso, era necessário uma sede esportiva, que seria construída no clube de campo e essa foi a maior proposta.

Dando vida a esta proposta, foi adquirida uma área de 7,30 alqueires no município de Mirassol e lá se construiu de imediato uma represa e um prédio coberto de sapé, rústico, para festas e para o funcionamento de um restaurante. Ao mesmo tempo foi planejado a construção de um parque aquático, de estacionamentos indispensáveis para um clube de campo.

Todo estes empreendimentos construídos, foram realizados com a venda de títulos patrimoniais, que foram lançados em 1961 para a sociedade local.

Em 1974 e 1994, o clube adquiriu mais áreas para aumentar sua extensão. E como a sede social da cidade já estava pequena, em 1986 foi iniciada a construção do salão social do clube de campo.

Atualmente, o clube de campo possui uma área de 17,67 alqueires distribuído em parque aquático, campos e mini-campos de futebol, salão social, secretaria, três restaurantes, seis bares, quiosques (em diversos tamanhos), represa para pesca esportiva, academia de ginástica, musculação e judô, sauna, quadras de tênis, basquete voleibol, peteca e bola queimada, campo de golfe, bocha, malha, jardins, áreas verdes, etc. Possui departamentos para sua manutenção, tais como: serralheria, lavanderia, carpintaria, marcenaria, refeitório para empregados, sala médica, departamento de esportes, etc.

O clube informatizou-se em 1987, começando pela contabilidade e daí por diante, a evolução tecnológica é constante em todos os departamentos.

O Clube Monte Líbano possui hoje cerca de 20 mil associados, e orgulha-se de ser um dos maiores e mais belos clubes do Brasil.


Contatos: (17) 3519-3444 - sede cidade      (17) 3512-2750 - clube de campo

Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba informações sobre o clube.

Desenvolvido por Webplus